SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Crônica
de Mário Prata : “Avestruz”
Público
Alvo: 5ª Série/ 6º Ano
Conteúdo:
Crônica
Objetivos:
·
Estimular e ampliar o desenvolvimento da
leitura
·
Conhecer e distinguir uma crônica
·
Despertar o senso crítico
Estratégias:
O
trabalho acontecerá a partir do levantamento dos conhecimentos prévios.
Apresentação de textos e vídeos sobre avestruz.
Recursos:
Texto, vídeos, fotos, músicas, etc.
Desenvolvimento
das Habilidades de Leitura
Primeiramente deve ser
realizada uma sondagem, para averiguar o conhecimento prévio sobre o assunto,
levantando questões como:
·
Qual conhecimento sobre aves o aluno
tem?
·
Discutir sobre o que é um avestruz?
·
Alguém já conhece um avestruz?
·
Onde vivem?
·
Do que se alimentam?
·
Quais as utilidades do avestruz?
Com a sondagem
realizada é interessante que o professor antes de iniciar o trabalho com o gênero
esclareça ao aluno o que será trabalhado, relatando que irão trabalhar com o
gênero crônica, e que realizarão esse trabalho em etapas. Depois dos esclarecimentos a respeito do
trabalho a ser desenvolvido, o professor deverá questionar os alunos:
·
Você já ouviu falar de crônicas?
·
Conhece alguma?
Após esse diagnóstico,
o professor deverá proporcionar ao aluno uma definição sobre o gênero textual a
ser trabalhado.
Crônica: Na literatura e
no jornalismo, uma crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal. Baseada em fatos reais, ou fatos históricos.
A palavra crônica se
origina do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo). O significado principal
neste tipo de texto é precisamente o conceito de tempo, ou seja, é o relato de
um ou mais acontecimentos em um determinado período. O número de personagens é
reduzido ou até podem não haver personagens. É a narração do cotidiano das
pessoas de forma bem humorada, fazendo com que se veja de uma forma diferente
aquilo que parece óbvio demais para ser observado.
Uma boa crônica é rica
nos detalhes, descritos pelo cronista de forma bem particular, com
originalidade.
O
próximo passo é apresentar ao aluno o texto, antes da leitura o professor deve
aguçar o interesse pelo título: AVESTRUZ, desencadeando uma variedade de
questões, por exemplo:
·
Do que se trata o texto?
·
Será que vai acontecer alguma coisa com
o Avestruz?
·
Será que ele tem um amigo?
Depois
de alarmar a curiosidade, o professor distribui o texto para classe e sugere
que seja feita uma leitura compartilhada, onde todos possam participar. Durante
a leitura o professor poderá lançar algumas questões para despertar o interesse
do aluno, fazendo com que todos queiram opinar, por exemplo: É normal querer
uma avestruz? Isso é possível? Alguém já quis um animal de estimação diferente?
Por que o menino queria tanto um avestruz?
Depois da Leitura
Ao
término da leitura, o professor levantará algumas indagações:
·
O que entenderam do texto?
·
O que acham da ideia do autor?
·
Gostaram da história?
·
É possível ter um avestruz como animal
de estimação?
Em
seguida, sugere-se que os alunos reescrevam a história, o interessante é que se
monte um quadro na lousa, listando o que mais chamou a atenção de cada aluno,
feito isso poderá distinguir qual é o alvo de curiosidade da maioria da classe.
Nesse
momento o professor, faz as devidas explicações e pede que os alunos façam um
desenho para representar um avestruz.
Próximo
passo é a intertextualidade, o professor poderá apresentar um vídeo para que os
alunos conheçam um pouco mais sobre avestruz.
Sugestões
Poesia:
O AVESTRUZ
O galo cantou
A ovelha despertou
E estava com
fome!
O
avestruz esperto
Papou tudo que
havia por perto.
Comeu
melancia
Feijão
e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A
menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.
Livro:
" Mariluz Avestruz" de Rachel
Chaundler e ilustrações de Bernardo Carvalho
Filme:
Os Pinguins do Papai
Avaliação:
Ao final do trabalho,
espera-se que os alunos tenham um embasamento sobre o assunto tratado. A partir
disso, o professor solicitará aos alunos que produzam um novo desfecho para a
crônica: Avestruz. Podendo assim, demonstrar a criatividade e o conhecimento
adquirido. Pretendendo-se reunir todos os textos e montar um livrinho.
ELAINE FERNANDES
Nenhum comentário:
Postar um comentário