domingo, 16 de junho de 2013

                                            

                                                 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Crônica de Mário Prata : “Avestruz”
Público Alvo: 5ª Série/ 6º Ano
Conteúdo: Crônica
Objetivos:
   ·         Estimular e ampliar o desenvolvimento da leitura
   ·         Conhecer e distinguir uma crônica
   ·         Despertar o senso crítico
Estratégias: O trabalho acontecerá a partir do levantamento dos conhecimentos prévios. Apresentação de textos e vídeos sobre avestruz.
Recursos: Texto, vídeos, fotos, músicas, etc.

Desenvolvimento das Habilidades de Leitura
Primeiramente deve ser realizada uma sondagem, para averiguar o conhecimento prévio sobre o assunto, levantando questões como:
   ·         Qual conhecimento sobre aves o aluno tem?
   ·         Discutir sobre o que é um avestruz?
   ·         Alguém já conhece um avestruz?
   ·         Onde vivem?
   ·         Do que se alimentam?
   ·         Quais as utilidades do avestruz?
Com a sondagem realizada é interessante que o professor antes de iniciar o trabalho com o gênero esclareça ao aluno o que será trabalhado, relatando que irão trabalhar com o gênero crônica, e que realizarão esse trabalho em etapas.  Depois dos esclarecimentos a respeito do trabalho a ser desenvolvido, o professor deverá questionar os alunos:
   ·         Você já ouviu falar de crônicas?
   ·         Conhece alguma?
Após esse diagnóstico, o professor deverá proporcionar ao aluno uma definição sobre o gênero textual a ser trabalhado.



Crônica: Na literatura e no jornalismo, uma crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal. Baseada em fatos reais, ou fatos históricos.
A palavra crônica se origina do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo). O significado principal neste tipo de texto é precisamente o conceito de tempo, ou seja, é o relato de um ou mais acontecimentos em um determinado período. O número de personagens é reduzido ou até podem não haver personagens. É a narração do cotidiano das pessoas de forma bem humorada, fazendo com que se veja de uma forma diferente aquilo que parece óbvio demais para ser observado.
Uma boa crônica é rica nos detalhes, descritos pelo cronista de forma bem particular, com originalidade.

O próximo passo é apresentar ao aluno o texto, antes da leitura o professor deve aguçar o interesse pelo título: AVESTRUZ, desencadeando uma variedade de questões, por exemplo:
   ·         Do que se trata o texto?
   ·         Será que vai acontecer alguma coisa com o Avestruz?
   ·         Será que ele tem um amigo?
Depois de alarmar a curiosidade, o professor distribui o texto para classe e sugere que seja feita uma leitura compartilhada, onde todos possam participar. Durante a leitura o professor poderá lançar algumas questões para despertar o interesse do aluno, fazendo com que todos queiram opinar, por exemplo: É normal querer uma avestruz? Isso é possível? Alguém já quis um animal de estimação diferente? Por que o menino queria tanto um avestruz?

Depois da Leitura

Ao término da leitura, o professor levantará algumas indagações:
  ·         O que entenderam do texto?
  ·         O que acham da ideia do autor?
  ·         Gostaram da história?
  ·         É possível ter um avestruz como animal de estimação?
Em seguida, sugere-se que os alunos reescrevam a história, o interessante é que se monte um quadro na lousa, listando o que mais chamou a atenção de cada aluno, feito isso poderá distinguir qual é o alvo de curiosidade da maioria da classe.
Nesse momento o professor, faz as devidas explicações e pede que os alunos façam um desenho para representar um avestruz.
Próximo passo é a intertextualidade, o professor poderá apresentar um vídeo para que os alunos conheçam um pouco mais sobre avestruz.

Sugestões

Vídeo:


Poesia:

O AVESTRUZ

 

O galo cantou

A ovelha despertou

E estava com fome!
O avestruz esperto

Papou tudo que

havia por perto.

Comeu melancia

Feijão e ervilha

Tomate, capim

E a boneca da menina.

O galo brigou
A menina chorou

O avestruz esperto,

Da confusão escapou.



 Livro:

" Mariluz Avestruz" de Rachel Chaundler e ilustrações de Bernardo Carvalho



Filme:

Os Pinguins do Papai




Avaliação:
Ao final do trabalho, espera-se que os alunos tenham um embasamento sobre o assunto tratado. A partir disso, o professor solicitará aos alunos que produzam um novo desfecho para a crônica: Avestruz. Podendo assim, demonstrar a criatividade e o conhecimento adquirido. Pretendendo-se reunir todos os textos e montar um livrinho.




                                                          ELAINE FERNANDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário