sexta-feira, 21 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


 Crônica "Avestruz" de Mário Prata

 Público Alvo: 6º ano

 Conteúdos e temas:Traços característicos de crônica narrativa;síntese das capacidades de leitura com       sugestões de como desenvolver (Rojo,2004

 Objetivos::

 1.Explorar , desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
 2.Desenvolvimento de valores éticos

 Estratégias: Trabalho lúdico com diversas mídias, apresentação de imagens, poemas, músicas etc.

 Recursos: Texto escrito ou slides; Vídeos; Letra musical

Desenvolvimento das Habilidades de Leitura

       Ativação do conhecimento prévio
    Antes da leitura do texto propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto, visando garantir a         socialização de conhecimentos:

              a)      Você conhece um avestruz?
              b)      Alguém já viu?
              c)       Como você imagina que seja?
              d)      Sabe como é?
              e)      Descreva como é.


      Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto 
( Levantamento de hipóteses)

     1.  Apresentação do título:
     a)  Apresente o título do texto AVESTRUZ , peça aos alunos que anotem a opinião deles a cerca         desse título para conferi-la após ouvirem a crônica;
    b)   Por meio de perguntas, explore um pouco esse título: Esse texto desperta sua atenção? Sim ou não?      O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto da crônica?Você pode imaginar o cenário?


     2. Informações sobre o autor do texto.


                        



Durante a  leitura


     Checagem de hipóteses

    1ª Leitura feita pelo professor ( texto impresso ou crônica digitada e apresentada no data show)


                                                           

OBS.: Durante a leitura da crônica o professor deve ir retomando as hipóteses( antecipações ) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas.



   Localização de informações: Aqui o professor pode solicitar que, durante a leitura, os alunos utilizem   “procedimentos tais como sublinhar, copiar, iluminar informações relevantes para buscar passagens   essenciais e abandonar informações periféricas”.
  Desse modo, é possível que os alunos localizem:
  a)       Vocabulário referente a Avestruz;
  b)       Descrição  e hábitos da ave.

  Comparação de informações : Durante a leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas   podem estimular o aluno a comparar/contrastar informações presentes no próprio texto.
  1. Ter um avestruz como um animal de estimação: sim ou não?
  2. Que animais são indicados para se ter como estimação?
  3. Quais animais podem viver dentro de apartamento?


  Produção de inferências.

  Deve-se levar o aluno a deduzir o sentido das  palavras ou siglas  desconhecidas ( Struthio Camelus  Australis, TPM, abominável, atrofiadas, Floripa, Higienópolis etc)
 OBS.: Pode-se construir com os alunos o hipertexto destas palavras.


DEPOIS DA LEITURA

 Generalização:
 1. O que o autor pretendeu com esse texto? Ter um avestruz como bicho de estimação: sim ou não?
 2. Qual é a posição que o autor defende? E quais são os elementos que provam a sua posição?


Desenvolvimento das Capacidades de Apreciação e réplica do leitor em relação ao texto 
( interpretação , interação)



  Recuperação do contexto de produção:
   a) Autor;
   b) Lugar social que ocupa;
   c) Esfera social em que o texto circula;
   d) Veículo em que é divulgado;
   e) Momento histórico em que foi produzido;
   f)  Intenções comunicativas do autor;
   g) Leitores presumidos.


   Percepção de relações de intertextualidade: Nesse momento o leitor estabelece relações com o que    está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, por meio de comentários, perguntas, retomadas, solicitação de pesquisas etc.



   OBS.: Nesse momento poderá apresentar o material que pesquisou : links ,imagens, poemas, música,   propaganda,reportagem em vídeo.

   Sugestões de Intertextualidade

Ovo de Avestruz
Isso vai te curar
Ovo de Avestruz
Musica nova
Ovão, Ovão, Ovão, Ovão
Ovão, Ovão, Ovão
Que ovo é esse hamburguer?
parece ate de avestruz, eu vou pedir para JESUS, para fazer uma operação e diminuir esse ovão.
Que ovo é esse hamburguer?
da para fazer varios omeletes, maior que bolas de chiclete,
pega o alfinete pra furar e para rasgar usar gilete.
Que ovo é esse hamburguer?
parece ovo de carote, ovo de jegue, ovo de bode e quando anda se sacode,
corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote, corrote ovo de carote
corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote, corrote e quando anda se sacode.
corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote, corrote ovo de carote
Que ovo é esse hamburguer?
parece ate de avestruz, eu vou pedir para JESUS, para fazer uma operação e diminuir esse ovão.
Que ovo é esse hamburguer?
da para fazer varios omeletes, maior que bolas de chiclete,
pega o alfinete pra furar e para rasgar usar gilete.
Que ovo é esse hamburguer?
parece ovo de carote, ovo de jegue, ovo de bode e quando anda se sacode,
corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote, corrote ovo de carote
corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote, corrote e quando anda se sacode.
corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote,corrote, corrote ovo de carote.





Percepção das relações de interdiscursividade

Ironia: “...E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave...Na hora de criar a avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros...Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo... Uma avestruz com TPM  é perigosíssima.”






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