quinta-feira, 6 de junho de 2013

Lendo os depoimentos do colegas e das personalidades apresentadas, percebi que a maioria teve sempre a influência de algo ou alguém, na leitura e escrita. Comigo também não foi diferente, pois meu primeiro contato com os livros foi através da minha professora da pré-escola que  levava os clássicos da literatura infantil. Sentávamos em círculo, no chão, e ela  lia as histórias. Depois da leitura manuseávamos os livros. Aquilo me fascinava, pois ainda não era alfabetizada, mas queria ser logo, só para poder ler sozinha. Em casa, pegava a coleção de gibis do meu irmão mais velho, olhava as figuras e inventava a história para meu irmão caçula, fingindo que lia. Minha irmã mais velha, lia a coleção Sabrina, e eu muito curiosa, querendo saber quem era essa "tal", mas ela dizia que não era hora de ler esses livros. Já alfabetizada, fui passar as férias na casa do meu primo que estava lendo o livro, O menino do dedo verde. O título despertou-me certa curiosidade e foi o primeiro livro que li e amei. A partir daí, meu contato com os livros foi se tornando cada vez mais frequentes, lia  por vontade de ler, por curiosidade e também por obrigação, na escola, livros indicados pelos professores de português, para avaliação ou para apresentação de peças teatrais. Portanto, vale ressaltar que a leitura deve acontecer em um ambiente acolhedor e prazeroso, pois  podemos influenciar de maneira estimulante ou limitadora, nossos futuros leitores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário